Netflix: opções de reprodução automática, player HTML5

Notei hoje duas interessantes novidades nas configurações da Netflix via navegador de Internet, sendo que ao menos uma delas deve ser realmente nova (e funcional).

Usar o player HTML5


Muitos clientes da Netflix (usuários de Linux, principalmente) reclamam que o reprodutor de vídeos da empresa via navegador de Internet requer o plugin Silverlight, da Microsoft, que não está disponível para Linux. Embora seja possível emular o Silverlight no distro Ubuntu para usar a Netflix, esse hack não é uma solução elegante ou eficiente. Felizmente, a Netflix parece estar testando o seu reprodutor de HTML5.


Ao entrar em Sua conta e Configurações de reprodução, são exibidas as opções acima (clique para ampliar). Agora, além de poder definir um limite de qualidade de vídeo/consumo de banda, aparecem duas novas opções, sendo a última Use o player HTML5 em vez do Silverlight.

Pelo que vi, esta opção não está funcionando no momento: mesmo marcada, no Windows ele continua usando o Silverlight, enquanto no Ubuntu ele informa a incompatibilidade com o sistema. É possível que esta opção já estivesse disponível antes e eu nunca tivesse reparado... mais alguém já havia notado isto?

Reprodução automática do próximo episódio


A outra novidade (e esta parece ser realmente nova) é poder desligar a opção de Reproduzir o próximo episódio automaticamente. A Netflix havia habilitado esse recurso em todas as contas nos aparelhos que o suportavam: ao terminar o episódio de uma série, o próximo episódio era executado automaticamente após alguns segundos. Depois de reproduzir automaticamente dois episódios, o reprodutor pergunta se o usuário ainda está assistindo para continuar a reproduzir mais episódios. Veja mais detalhes na página de ajuda da Netflix Reprodução automática do próximo episódio.

Agora cada perfil de usuário pode optar se quer ou não ter a reprodução automática do próximo episódio. Basta entrar em Sua conta e Configurações de reprodução, e marcar ou desmarcar a opção Reproduzir o próximo episódio automaticamente.

13 comentários:

  1. Você está dizendo que a novidade é o reprodutor perguntar se o usuário ainda está assistindo para continuar a reproduzir mais episódios? Foi isso que entendi, pois ele sempre continua a reproduzir depois de alguns segundos independentemente do número de episódios que assistimos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, o texto não estava claro, agora eu o alterei. Mas basicamente a novidade está descrita no último parágrafo do texto.

      Excluir
  2. Ricardo, essa opção do HTML5 já está disponível a algum tempo, tenho o Netflix há uns 5 meses e essa opção já estava disponível, tentei usar para assistir pelo Linux e não funcionou. Acredito que ainda vai demorar um tempo para que ocorra essa substituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sempre fique com a opção de escolha, pois o Silverlight utiliza tecnologia adaptativa de qualidade, o que não ocorre com o HTML5.

      Excluir
    2. Acredito que essa tecnologia pode ser implementada no HTML5 jackfowl...
      O youtube faz isso, não? (tem como utilizar um player html5 no youtube, ou tinha como pelo menos)

      Excluir
  3. O HTML5 se adapta também a velocidade da banda larga

    ResponderExcluir
  4. Esta opção de html5 só funciona com internet explorer novo, não sei apatir de qual versão.. permite o bitrate de superhd que a silverlight não permite

    ResponderExcluir
  5. Quando ví o título dessa postagem, por alguns instantes, fiquei contente achando que, finalmente, a Netflix teria implementado o melhor e a mais esperado recurso: Produção automática programada. Isso é um sonho! Mas não foi dessa vez....

    Espero um dia que a Netflix nos dê esse presente para que possamos programar a exibição diariamente, por exemplo, de uma novela em horário pre programado.

    Mas sonhar não não nada né?

    Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja o mais esperado recurso.

      Pra falar a verdade é a primeira vez que vejo alguém comentando sobre isso.

      E seria um recurso sem sentido, pois uma das grandes vantagens da Netflix é justamente poder assistir quando quiser sem um horário pré-estabelecido. E mesmo que queira assistir em determinado horário é só ir lá e colocar pra rodar.

      Excluir
    2. Aqui em casa na minha situação e com uma pessoa bem idosa que nada entende mas só quer assistir uma novela em determinado horário, esse recurso seria ótimo. Pra quem tem crianças pequenas também. Neste último caso poderia agendar vários videos etc.

      Então eu aguardo esse dia chegar.

      Excluir
  6. A reprodução via HTML5 já está disponível há algum tempo, mas somente acessando através do navegador Internet Explorer 11 no Windows 8.1.

    The Netflix Tech Blog: HTML5 Video in IE 11 on Windows 8.1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Caio! Agora eu lembro de ter visto isso e não ter achado muito interessante na época (já que o Windows 8.1 tem um aplicativo dedicado)...

      Excluir
  7. Por que a netflix tirou a opção HD no acesso aos filmes pelos navegadores?

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.