Netflix tem Breaking Bad em 4K no Brasil. Você consegue assistir?

4K, ou Ultra HD, é o novo formato de vídeo, superior ao padrão de "alta definição" (HD, ou 1080p). A Netflix já disponibilizava nos EUA House of Cards e alguns documentários da série Moving Art nesse formato, mas recentemente adicionou ao catálogo norte-americano alguns filmes da Sony Pictures Entertainment em 4K ("Smurfs 2", "Os Caça-Fantasmas" e "Os Caça-Fantasmas 2").

Além disso, os 62 episódios da série Breaking Bad estão agora disponíveis em 4K em todas as regiões onde a Netflix opera, inclusive no Brasil.

Infelizmente são poucas as pessoas que hoje podem desfrutar da série com esse nível de qualidade de imagem (principalmente em nosso país). Leia a seguir quais são os requerimentos e como acessar esse conteúdo. Veja também como a qualidade da Internet do Brasil se compara com a de outros países quanto à transmissão de vídeo em 4K, de acordo com o relatório Akamai.

Para assistir a vídeos em 4K, é preciso ter:
  • um plano de streaming da Netflix em Alta Definição
  • uma conexão à Internet estável, de ao menos 20Mbps (recomendado: ≥ 25Mbps)
  • uma Smart TV compatível

Entre os modelos de Smart TVs compatíveis no momento estão:
  • LG: UB8500, UB9800 e UB980V
  • Sony: X850B, X900B e X950B
  • Samsung: HU6900, HU7000, HU7500, HU8200, HU8500, HU8550, HU9000, S9, S9V e F9000 com kit Samsung Evolution (SEK-2500U)

Caso você tenha tudo o que é preciso, ao entrar na página principal da Netflix deverá aparecer uma nova linha, com títulos em "UltraHD 4K" (vide imagem no topo do artigo).


A empresa Akamai possui uma das maiores redes de entrega de conteúdo do mundo, responsável por entre 15% a 30% de todo tráfego web. A cada trimestre ela publica o "Relatório Akamai", e a partir da última edição passou a informar o quão preparado cada país está para transmissões de vídeo 4K pela Internet (considerando conexões acima de 15Mbps), segundo as estatísticas obtidas pela empresa. As posições indicadas de cada país representam apenas a concentração de conexões capazes de receber vídeos 4K.

Mundialmente, apenas 11% das conexões feitas à rede da Akamai no primeiro trimestre tinham velocidades iguais ou superiores a 15Mbps, média bem abaixo dos 10 países encabeçando a lista.



A figura 28 mostra claramente que o acesso a vídeos em 4K pela Internet é bem limitado nas Américas. EUA e Canadá lideram a lista, cada uma tendo mais de 10% de suas conexões com a Akamai com velocidades acima de 15Mbps no primeiro trimestre. Exceto pelo Uruguai, que teve forte crescimento, nenhum outro país listado conseguiu ao menos 1% de conexões com essas velocidades.


Se considerarmos que apenas 0,3% das conexões à Internet no Brasil suportam 4K a 15Mbps (e a Netflix requer mais do que isso para 4K), que poucas dessas conexões devem ser de assinantes da Netflix e que quase ninguém deve ter uma das Smart TVs compatíveis (TVs 4K custam hoje a partir de R$ 7 mil), fica a pergunta: alguém no Brasil consegue acessar os vídeos em 4K da Netflix? Se você consegue, por favor, relate sua experiência nos comentários abaixo.


Fonte: The Akamai State of the Internet Report.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Adriano, isso é discutível... mas talvez seja para a Netflix. Recomendo que leia o artigo Netflix sem 3D no Brasil.

      Excluir
  2. Olá! sei que aqui não é o lugar mais apropriado para esse tipo de pergunta mas vou tentar assim mesmo.

    no meu aplicativo do netflix do win8 o bitrate fica limitado a 3000 e eu só consigo os 5800(do super hd) forçando o bitrate, o que há de errado?

    ResponderExcluir
  3. O problema não é só na velocidade da conexão e sim o limite de dado do seu plano de internet ou franquia que muitas operadoras impõe ao usuário.
    Filmes em formato 4K terá tamanho em torno de 100GB ou mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei, os principais provedores do Brasil (GVT, Live Tim e NET, por exemplo) já não estabelecem mais franquias de consumo mensal.

      Excluir
    2. Não chega a tanto. Converta os bits para bytes. Um filme de duas horas, chutando alto 20Mbps, gastaria 18GB. Acredito que o tamanho dos filmes fique no máximo entre 10 e 15 GB. Se a sua franquia for de 100GB dá pra ver dez filmes por mês :D.

      Mas como já foi dito acima, os provedores não ligam para esse limite,mesmo constando ainda no contrato, desde que você não abuse e resolva ter seu servidor de conteúdo pessoal funcionando à toda 24/7 com mil conexões simultâneas.

      Excluir
  4. Eu tenho tv 4k Samsung F9000 e estou esperando o evolution kit sek-2500. Com ele, dizem que é possivel assistir em 4k no netflix

    ResponderExcluir
  5. Que saco! Queria filmes 3d...

    ResponderExcluir
  6. Para quem gosta de televisão, vale cada centavo.
    Bloodline fica maravilhoso em 4k. Já Demolidor nem tanto, pois é filmado em locações escuras e à noite. A abertura de Sense8 é tão bonita que assisto inteira toda vez. House of Cards valeu a experiência também.
    Frankie and Grace é chato, mas eu assisto só por causa do 4k.

    fiquei meio decepcionado com a qualidade da imagem em Ghostbuster, pode ser impressão, mas talvez a cópia não tenha sido bem masterizada.

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.