Como remover um vídeo do histórico do que foi assistido na Netflix?

Atenção: este artigo está desatualizado - por favor, clique aqui para ver como remover um item do histórico da Netflix!




A Netflix mantém um histórico do que foi assistido por cada usuário. Entre outras finalidades, ela usa essas informações para ajudar a escolher quais títulos exibir na tela principal.

Como o sistema de perfis da Netflix não é protegido por senha, qualquer pessoa que acesse a Netflix em sua conta (como amigos, parentes ou qualquer pessoa em sua residência) pode selecionar o seu perfil de usuário e descobrir a quais vídeos você assistiu. Muitas pessoas podem não gostar disso. Por exemplo, pais que assistem a filmes com temática adulta (incluindo sexo, violência, palavrões, etc.) não gostariam que suas crianças soubessem disso. E, certamente, vice-versa. :)

Já que a Netflix não oferece nenhuma ferramenta para editar o conteúdo do histórico (até onde eu saiba), sugiro a seguir algumas soluções alternativas (incluindo como evitar que um título entre no seu histórico).

  • Para evitar que os pequenos acessem vídeos de gente grande, habilite o filtro de faixa etária ("controles dos pais")
  • Os títulos vistos mais recentemente podem aparecer na página principal da Netflix. Você pode "empurrá-los" para fora da tela (e movê-los a posições mais baixas no histórico) reproduzindo outros títulos, mesmo que por alguns segundos. Isto apenas deixa os títulos anteriores menos evidentes, mas eles só saem completamente do histórico após você reproduzir outros 100 títulos (já que esse é o número máximo exibido pela Netflix).
  • Antes de existirem perfis na Netflix, a única forma de remover todo o histórico era cancelando sua conta e criando uma nova. Felizmente, agora é possível criar um novo perfil e apagar o anterior. Ou, se quiser evitar que um título entre no histórico:
    • crie um novo perfil
    • selecione o novo perfil e assista ao vídeo
    • apague o perfil e selecione o perfil anterior

Enquanto a Netflix não implementa um sistema para o gerenciamento do histórico pelo usuário, espero que estas dicas possam ajudar um pouco. Caso conheça alguma outra solução, compartilhe com os demais leitores nos comentários abaixo.

Para ver mais perguntas e respostas, acesse a página de perguntas frequentes sobre a Netflix.

3 comentários:

  1. Netflix, porque os filmes não vem com o indicativo da faixa etária, quando vc selecionar o filme ele já indicar, igual aos filmes de DVD, seria muito mais fácil dos pais controlarem que filme seu filho pode assistir. Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu saiba, a Netflix exibe a classificação etária para praticamente todos os seus títulos. Por exemplo, no filme Sim Senhor, logo abaixo do título do filme aparece o número "14" (indicado p/ maiores de 14 anos). Para mais informações sobre as classificações, veja a página da Netflix "Como a Netflix decide a classificação etária dos filmes e séries de TV?".

      Excluir
  2. Boas dicas. Isso poderia melhorar mesmo no site. Abraço

    ResponderExcluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.