A Netflix sabe onde você está!

Você usa VPN para acessar o catálogo da Netflix dos EUA ou de outros países? Então esta pode ser uma má notícia ou alerta, mas a Netflix não só registra a região, IP e aparelho de cada acesso feito com sua conta, mas estas informações podem ser acessadas na página Minha atividade, clicando no link "Veja os acessos recentes à conta".


Para quem não sabe ao que estou me referindo: o catálogo de vídeos da Netflix é diferente em cada país onde ela opera (veja mais detalhes nesta FAQ). Por exemplo, nos EUA e Canadá a série Friends está disponível completa, enquanto no Brasil há metade das temporadas.

Muitos estúdios só fecham contrato com a Netflix se ela manter várias formas de "proteção de conteúdo" (DRM), incluindo bloqueios regionais. Alguns usuários burlam as restrições geográficas para ter acesso a mais conteúdo (prática que pode ser considerada ilegal), e a Netflix está sendo criticada e ameaçada em vários países (como Canadá e Austrália) por não implementar um bloqueio mais efetivo. Um de seus concorrentes, o Hulu, já bloqueia VPNs e serviços semelhantes.

Não sei dizer quando que a Netflix passou a disponibilizar estas informações, mas hoje deve ter sido a primeira vez que reparei nelas. Elas podem ser úteis ao usuário, pois com elas ele pode saber se (e quando) outras pessoas têm acesso à sua conta, assim como confirmar se a Netflix está reconhecendo erroneamente sua região (mais detalhes no artigo A Netflix só mostra filmes em inglês para você?). Por outro lado, a Netflix não costuma disponibilizar informações muito técnicas aos clientes, e deve ter um bom motivo para deixar claro que sabe qual é sua localização...

13 comentários:

  1. com unblock,só criar um email que funciona uma semana e acessa o netflix de diversos países,mas os bons mesmo são o americano e o canadense!

    ResponderExcluir
  2. A Netflix guarda o IP e informações do dispositivo?

    Nossa, ninguém poderia esperar por isso. Descoberta impressionante.

    ResponderExcluir
  3. Foi bom isso. Descobri q, quando acesso do xbox, aparece como ip do RJ. E também descobri q no dia 25 um IP do RJ acessou meu netflix do computador. Já mudei até a senha!

    ResponderExcluir
  4. O Netflix não deixa assistir filmes com áudio e legenda em inglês por isso eu uso o americano.

    ResponderExcluir
  5. Continuo acessando o dos EUA no navegador e em todos os outros lugares (XBOX, Bluray, celular, aplicativo no PC) eu uso o brasileiro. Essas informações o Netflix tá mostrando há pelo menos um mês, enquanto eles não bloquearem de verdade vai continuar assim.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Siga as instruções do próprio artigo: clique no link para "Minha atividade", o que abrirá o site da Netflix. Depois, clique no link "Veja os acessos recentes à conta".

      Excluir
  7. Não consigo acessar. Faço todos os procedimentos em conta e da sempre concluído. Aparece os filmes assistidos, mas a localização não mais. Por que? Será que é problema de rede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, sigo as instruções do artigo e consigo ver os acessos recentes à conta. Se estiver com dificuldade, tente por este link.

      Excluir
    2. Pois, é, Ricardo! É por este link mesmo, e continua a mesma coisa > Concluído.

      Excluir
    3. Estranho, Ane... Pode ser um bug da Netflix. Se quiser, entre em contato com o suporte da Netflix, via telefone ou chat, para que possam lhe ajudar.

      Excluir

Reservo o direito de não publicar ou remover comentários ofensivos ou irrelevantes.

Ao invés de perguntar quando chega um novo filme ou temporada de série, consulte a última lista de futuros lançamentos.